Este seminário acontece em 2005 no forte de Copacabana. Sem dúvida um grande marco para o aikido brasileiro e principalmente do Rio de Janeiro. O evento foi organizado pessoalmente por Gakku Homma sensei, que havia divulgado o evento um ano antes em seu seminário.
Para quem não sabe, Hihtohiro Saito sensei pe filho do já falecido Morihiro Saito. A família Saito tem grande importância no aikido.
Após a morte de O'sensei, em 1969 em Iwama, Morihiro Saito sensei ficou responsável pelo Aiki Jinja e pelo Ibaraki Dojo. Ambos ficam em Iwama e foram realizações pessoais de O'sensei.
Morihiro Saito sensei morreu em 2002. Pouco depois Hitohiro Saito abandonou a Fundação Aikikai em um caso bastante controverso fundando a sua própria organização. O Ibaraki Dojo ficou então a cargo de Isoyama sensei.
Infelizmente não pude participar do evento, estava sem dinheiro e faria uma prova o dia todo no sábado. Mas estive presente para assistir na sexta-feira e no domingo pela manhã. Teve a presença de vários grupos do Brasil e de outros países, ficando registrada a presença de praticantes dos EUA, Chile e Colômbia, pelo menos. Severino Salles sensei e Carlos Nogueira sensei também estavam presentes.
Como era de se esperar foi mostrado um aikido forte, característico de Iwama com muita ligação com o treino de armas. Há alguns vídeos disponíveis na internet.
A curiosidade fica por conta de Wagner Bull shihan ter proibido seus alunos de participarem do seminário bem como enviou um espião para fiscalizar o cumprimento dessa orientação.
Tomara que algum dia ocorra de novo para poder participar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário